segunda-feira, 25 de março de 2013

De Bom Jardim da Serra até São José dos Ausentes

Entre Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina e São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul, existem uma infinidade de atrações para quem curte turismo ecológico.Magníficas cachoeiras, canions, rios, pinheiros e até pontes fazem do trajeto uma aventura a cada quilômetro rodado.Apresento aqui uma pequena amostra de um dos melhores passeios que fiz, nos últimos anos.

A Serra do Rio do Rastro
























































































 Cachoeira do Rio Púlpito

Cachoeira do Rio Púlpito, fica em uma fazenda dentro do Parque Eólico no topo da Serra do Rio do Rastro. Para visitá-la converse com os guias da empresa responsável pela administração do parque.

É uma linda cachoeira ornado pelos campos de cima da serra, com destaque para os muros que segundo os nativos foram construídos, pelos Jesuítas.

Quem quiser  poderá ainda fazer um tour pelas torres de captação  de energia e visitar um canion, tudo isto com o acompanhamento de um guia da própria empresa.










 Cascata da Barrinha

A Cascata da Barrinha fica as margens da rodovia SC 438 que leva a Bom Jardim da Serra. É de fácil acesso. Para aqueles que não gostam de caminhar, basta descer do carro e admirar a beleza da queda d'água.
Uma referência é o pórtico do Município de Bom Jardim da Serra. É ali que devem parar.






























Salto do Rio Pelotas

Queda de aproximadamente 15 metros, fica em propriedade particular. O proprietário permite a visitação desde que se preserve o local e de lá tire apenas as fotografias. 

 



















































































 Cachoeira Desconhecida

Na estrada SC - 440 que liga Bom Jardim da Serra a São José dos Ausentes, pouco antes da fronteira entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, encontramos esta cachoeira que, embora pequena, era também de beleza impar.




























 Ponte sobre o Rio Canoas

Na divisa do estado uma ponte sobre o Rio Canoas chama a atenção. Não pela sua beleza, nem tampouco por sua importância, mas sim pelo seu estado de conservação, o que contrasta com a beleza do rio que sob ela não para de correr.





































Canion Montenegro

Já no Rio Grande do Sul, a primeira parada foi no Canion Montenegro. O dia não estava com visibilidade muito boa, mas mesmo assim deu para ver a beleza dos paredões de rocha e suas encostas e vales ainda cobertos por uma maravilhosa mata.















































Cachoeira dos Rodrigues

Já pertinho de São José dos Ausentes, nossa última visita foi na propriedade dos Rodrigues, uma pequena pousada, onde o hóspede tem todo o conforto do interior, com uma cachoeira fantástica formada pelo Rio Silveira que corta a propriedade.







 Flora e Fauna da Região
Curucaca





Floresta de Araucária
Pequena flor no campo
 Tico-Tico





  Pequena Flor no campo
Marrecos














Marreco





Pássaro na Água
Gavião
Pássaro na relva

Pequena Flor do Campo

Pequena Flor do Campo

Pequena Flor do Campo
Pequena Flor do Campo


Pequena Flor do Campo

Pequena Flor do Campo

Pequena Flor do Campo
Flor gigante











Manacá da Serra

E o dia acabou